11 de janeiro de 2010

Literatura - A diferença entre Contos e Fábulas:

Contos - os contos maravilhosos são histórias (narrativas) contadas por alguém que as inventou ou anônimas que ninguém sabe ao certo quem inventou e que são transmitidas de geração em geração e muitas vezes ficam conhecidas por algum autor que criou a sua versão da história e a reinventou.  Começam muitas vezes por "Era uma vez..." e terminam normalmente com a expressão "...e viveram felizes para sempre". Levantam questões sobre o homem e as etapas da sua vida como o nascimento, o namoro, o casamento, a velhice e a morte. Fazem parte o amor e o ódio, a desconfiança, a alegria, a perseguição, a felicidade, a rivalidade, a amizade. Muitas vezes, o mesmo conto retrata estas situações se contrastando: o bem contra o mal, o êxito contra o fracasso, o bem e o mal, a pobreza contra a riqueza, a vitória contra a derrota, a humildade e a vaidade, o branco contra o preto, etc.
Fábulas - também do gênero narrativo procuram passar alguma lição através de histórias com bichos. Estes animais, nas fábulas, são tomados como exemplos de acordo com o que simbolizam alguma característica de qualidade humana, como por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc.
As crianças devem ter contato com os livros desde muito cedo, pois assim são despertados o incentivo para criar o hábito de ler.
O livro é uma grande fonte de formação em todos os sentidos. Os livros trazem inúmeros benefícios e são importantes para a criança, pois os benefícios dos livros são incalculáveis e para toda a vida. Leva a criança a querer ler, a buscar saber, a adentrar-se no mundo da arte, do desenho e da imagem através das ilustrações. Aumenta sua habilidade de escutar, desenvolve seu sentido crítico, aumenta a variedade de experiências, e cria alternativas de diversão e prazer para ela.
Crie um ambiente agradável e confortável e... "Era uma vez..."

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. quinta feira 23 de agosto de 2012
    eu adoorei a fabula

    ResponderExcluir
  3. Adorei, continuie nos ajudando.

    ResponderExcluir
  4. Excelente, sucinto, mas completo.

    ResponderExcluir

Entre em contato conosco

*
*
*
*
*
contact form faq verification image

Email forms generated by 123ContactForm